Dicas para não cometer Plágio

26 de junho de 2010 | comentários: 13
Muitos blogueiros, acabam cometendo plágio, as vezes por desconhecimento ou ignorância, por acreditarem que ao copiar um conteúdo alheio, só pelo fato de tê-lo encontrado na internet, acham que tudo é livre, que é permitido, e que não haverá punições.
Mas não é bem assim que a coisa funciona, existe uma Lei que garante os direitos autorais.
A Lei aplica penas de 1 mês a 4 anos de reclusão ao infrator, e é bastante clara quando prevê que os direitos estão garantidos independentemente de um registro prévio da obra, e o "não conhecimento" não podem servir como desculpas para os atos praticados.
Sem falar no fato que um blogueiro , ao cometer plágio, se for denunciado, poderá perder sua conta no Blogger, ter o AdSense suspenso, ter suspensão de programas afiliados, além de sofrer uma punição no seu PageRank.

E ainda pode ter suas imagens substituídas por banners anti-hotlink, além de ganhar uma fama bem negativa no blog e nas redes sociais, e ainda poderá enfrentar consequências judiciais.
Na internet existem regras , assim como existe em nosso cotidiano, e sei que muitas vezes, nós estamos passíveis a cometer certos erros por não saber o que podemos e não podemos fazer na web.

Portanto, neste artigo vamos discorrer sobre os principais pontos para evitarmos cometer plágio:

1. Não utilize o ctrl+c ctrl+v - Não copie conteúdo alheio:


Nunca, jamais utilizem o famoso "ctrl+c" e "ctrl+v" copiando na íntegra um post publicado em algum blog.
Se você copia um texto na íntegra, mesmo que você coloque um link para a postagem original, vai caracterizar plágio, além de causar problemas para o seu blog e para o blog onde está o texto original.
Mesmo que você cite a fonte, você estará duplicando conteúdo e será punido pelo Google através da diminuição do seu PageRank , entre outros.
Os motores busca como Google, Yahoo, Bing etc, fazem uma varredura constante nos conteúdos disponiveis na web, e detectam conteúdos duplicados sempre! Se detectarem conteúdo duplicado, significa que você receberá menos visitas no seu blog, vindas dos motores de busca, entre outros tipos de punições que você e seu blog podem ter.

2. Credite sua fonte de "Inspiração":


As vezes o blogueiro fica sem inspiração na hora de publicar um artigo, e acaba recorrendo ao google para tentar se "inspirar".
Se você se "inspirar" em um algum post de um outro Blog, coloque um link para o blog ou, preferencialmente para a postagem original, referenciando a fonte de sua "inspiração".
Notem que a palavra "inspirar" aqui não significa "copiar", inspirar no sentido de "sugerir idéias".
Você deverá dissertar suas proprias idéias ou opiniões, ou até mesmo sua criação. Mas se você se "inspirou" em outra viu que encontrou ne web, deve citar sempre o local onde ele foi encontrado.

3. Verifique sempre a licença:


Alguns blogs ou sites não permitem de forma alguma o uso de seu conteúdo mediante citação ou link.
Já outros permitem citações, portanto, mesmo que sua intenção seja citar um conteúdo encontrado, antes de utilizá-lo no seu blog, verifique a licença, verificando se há permissão de uso ou não.
Se não houver permissão, não copie, não cite. Ou se preferir, entre em contato com o autor e manifeste o seu interesse em citar seu conteúdo e só o faça, se o mesmo permitir expressamente.
E se na licença permitir o uso, lembre-se sempre de segui-la da forma que foi estipulada pelo autor.
Se você não tomar estes cuidados, poderá incorrer na violação aos direitos autorais,e cometer plágio, que é tipificado como crime, no Código Penal.
Isso também vale para imagens, verifique se existe licença permitindo ou não seu uso.

4. Não faça HotLink:


HotLink - é o ato de usar uma imagem original no seu blog, copiando o endereço da imagem e colando diretamente na sua postagem.
Se você fizer HotLink , aumenta a carga na banda do site que a hospeda, e prejudica o autor original, pois a aquela pessoa paga um custo e ao fazer Hotlink você está roubando banda de outra pessoa.
Nem todas as imagens disponíveis na web podem ser usadas livremente. Verifique se há permissão de uso, e se houver, hospede a imagem em serviços como o Picasa Web ou Flickr, por exemplo, antes de usá-la.
Não faça Hotlink nunca!

5. Dê os créditos de forma correta:


Ao citar um conteúdo, você deverá dar os créditos para o autor original, apontando um link para a postagem original onde você encontrou o texto, e não para a página inicial do blog/site (home).
Afinal, se você está citando, seus leitores tem o dierito e você a obrigação de demonstrar o real local de onde você retirou tais citações.
Mas lembre-se sempre de verificar a licença antes de citar.

6. Ao utilizar parte de um conteúdo, dê os créditos:


Se você utilizar parte do conteúdo de um post publicado em outro blog, deixe claro que se trata de uma citação. Coloque o link para o artigo original.
(Se quiser aprender mais como fazer citações de forma correta, veja o artigo da Ana Karenina, e Aprenda a fazer citação sem fazer plágio.)


7. Respeite os termos de uso dos templates:


Não retire os créditos de autoria original dos templates disponíveis para uso!
Este é um assunto que tem causado muito problema aos designers, inclusive a mim.
Existem muitos designers que criam templates para blogger e os disponibilizam gratuitamente para uso. Quando alguém disponibiliza um template para download, está expressamente permitindo o seu uso por qualquer pessoa, mas a pessoa que desenvolve sempre coloca no rodapé (parte final do template) um aviso sobre a autoria daquela obra ("Desenvolvido por", Design by")e estes créditos devem ser respeitados.
Se você baixou um template gratuito, e está utilizando-o no seu blog, nunca, jamais, retire os créditos de autoria da criação dele. Respeite os termos de uso e os direitos autorais aos quais pertencem a pessoa que criou o template.
Se você fez modificações no template, adaptou ele para o seu blog, inclua o seu link ao lado do link que aponta para o autor original, mas nunca retire o link do autor para incluir o seu no lugar.
Ao retirar os créditos de autoria, caracteriza infração aos direitos autorais e o autor poderá recorrer aos meios cabíveis para ter seus direitos resgatados, e isso poderá lhe trazer consequência serissimas.
A pessoa que criou o template teve trabalho, pois não é nada fácil criar um template, e você deve prestigiar este trabalho realizado por ele(a).Afinal, o designer não tem obrigação nenhuma de criar um template e disponibilizá-lo gratuitamente, e se o fez, foi por vontade própria, e na intenção de ajudar a você, blogueiro, a ter um blog mais bonito e mais funcional.
Portanto, respeite os termos de uso dos templates SEMPRE!
Isso vale também para os templates exclusivos, mesmo que você tenha pago pela confecção de um template exclusivo, não significa que você é o autor da obra.
Os direitos autorais pertencem ao autor da obra, a pessoa que criou, e a você cabe a permissão de uso da mesma.

8. Não assuma a autoria de um texto que não seja seu:


Se você recebeu um texto ou até mesmo um poema, por email, no orkut, ou encontrou na web, mas você não sabe a autoria daquele texto, mas gostou tanto e quer publicá-lo no seu blog, você deve , no mínimo dizer que aquele texto não é seu, dizer o local onde ele foi encontrado (ou a forma que ele chegou até você e quem lhe enviou), e deixar um aviso no final da postagem informando a seus leitores que: "apesar de você não saber a autoria, caso alguém conheça o autor, que você gostaria que de ser informado(a) sobre a autoria, para que você possa incluir os devidos créditos ao autor".
Isto evita de lhe comprometer e sofrer a acusação por plágio.
(Se quiser ver um modelo para se inspirar, veja neste post como publiquei um poema que não conheço a autoria)

9. Se quer homenagear alguém, faça-o de forma correta:


Se você tem a intenção de homenagear alguém ou elogiar o trabalho de uma pessoa, publicando um artigo no seu blog, não copie o conteúdo todo do texto no seu blog dizendo para os seus leitores procurarem o referido blog.
Faça citações, indique a leitura do artigo do(a) seu(a) homenageado, sem necessariamente copiar o conteúdo completo dos blogs dele(a).

10. Não disponibilize arquivos protegidos por direitos autorais:


Não incentivem a pirataria, e infrinjam o "copyright" de conteúdo licenciado, disponibilizando arquivos de terceiros no seu blog.
Lembre-se pirataria é crime.

11. Não utilize templates plagiados no seu blog:


Mesmo que não tenha sido você o autor do plágio de um template, mas o fato de você instalar ele no seu blog, já caracteriza crime e infração aos direitos autorais, e consequentemente você terá problemas.
Sabemos que existem alguns blogs que plagiam templates exclusivos e os disponibilizam para download (eu mesma já fui vitima disso, já tive o meu layout plagiado, assim como outros blogueiros amigos). Plagiar/copiar uma obra de uso próprio e exclusivo é crime.
E se você utiliza-la, estará, automaticamente incorrendo no mesmo crime, se tornando colaborador (partícipe, ou até co-autor, dependendo do caso) e está sendo conivente com isso e ainda está contribuindo para o crescimento de "criminosos" na web.
E pode ter certeza que o autor original daquela obra vai "correr" atrás dos seus direitos e você poderá sofrer consequências desagradáveis, como ter seu blog excluido, ou até mesmo enfrentar consequências judiciais.

Estes são os principais pontos para se evitar cometer plágio na blogosfera.
E Lembre-se você não pode alegar que não conhece a lei, e usar isso como desculpa para cometer atos ilícitos.


Indico aqui a leitura de alguns artigos publicados em outros blogs que falam sobre esse assunto:
Sobre Plágio e Cópia de Conteúdo - por mim, no Mundo Blogger.
Aprenda a fazer citação sem fazer plágio - por Ana Karenina.
Plágio e Direitos Autorais na Internet - Prevenção e Combate - Guia Completo - por Nospheratt
Sobre Conteúdo Duplicado e Punições da Google - por Marcos Lemos
Evitando o Plágio: o que fazer e o que não fazer - por Sérgio Estrella.



Feed

Receba automaticamente nossas atualizações, assine o Feed ou receba nossos artigos por Email.

Artigos Relacionados: