Como evitar plágio no uso de template gratuito

28 de julho de 2010 | comentários: 1
Já tive dúvidas com relação a este tema e creio que muita gente também tenha. Vou dar aqui a minha opinião a respeito, para que juntos possamos entender um pouco mais sobre assunto.

Template é o layout utilizado em um blog, que pode ser nativo da plataforma que você utiliza, gratuito ou exclusivo.

Template gratuito - são layouts gratuitos e de livre download, isto quer dizer que o uso está liberado a qualquer pessoa que manifeste interesse. 

Ocorre que para cada tipo de template existe alguns cuidados que você deve tomar para não cometer plágio e também não ser vítima de um. Quando se utiliza este tipo é necessário estar atento ao que se pode ou não fazer com um modelo assim.


 O que pode fazer:

  • Download do modelo sem pagar nada
  • Instalar no blog gratuitamente
  • Customizar o modelo conforme o seu gosto

    O que não pode fazer:


    • Retirar os créditos de autor do template
    • Inserir indevidamente créditos no template de outra autoria (dizer que foi seu)
    • Disponibilizar no seu blog o download do template gratuito sem a prévia autorização do autor
    • Vender o template gratuito para outras pessoas


      É preciso esclarecer que quem elaborou o layout é o autor original da obra e sua autoria deve ser preservada, mesmo que o modelo seja customizado ficando completamente diferente do original, quem criou é que tem o direito autoral sobre a obra. Por este motivo você não deve retirar os créditos de autoria.

      Quando alguém disponibiliza um template para download, está expressamente permitindo o seu uso por qualquer pessoa, mas os direitos autorais pertencem a pessoa que criou o template, pois ele é o autor original da obra. Se você fez modificações no template, adaptou ele para o seu blog, inclua o seu link ao lado do link que aponta para o autor original, mas nunca retire o link do autor para incluir o seu no lugar. Retirar os créditos de autoria, caracteriza infração aos direitos autorais. (F.A.Q. - Blogosfera Legalizada)

      Outro detalhe importante a ser observado é o seguinte: quando um design elabora um template gratuito a intenção dele é aprimorar seus conhecimentos na elaboração de modelos, mas também ele visa com isso a divulgação do seu trabalho nessa área, nada mais justo que seu nome ou marca seja mantido no template, pois valoriza o trabalho dele. Vejamos um exemplo: quando compramos um quadro bem pintado, não é natural querermos saber quem pintou? Ainda que o quadro seja presente dado por alguém ou comprado por você, o nome do autor (a pessoa que pintou ) do quadro se mantêm ali, o mesmo ocorre com o template gratuito.

      Considerações Finais

      Portanto, se você usa um template gratuito, retira os créditos e coloca você ou outra pessoa como autor do template você está sim cometendo plágio, por assinar uma obra que não é sua nem foi feita por você.

      Perceba que o fato de usar um template gratuito não lhe isenta de certas responsabilidades nem tão pouco lhe dá plenos direitos de fazer o que quiser com o modelo, fique atento, em caso de dúvidas consulte o autor original da obra para obter mais informações sobre o uso do modelo criado por ele.
      Feed

      Receba automaticamente nossas atualizações, assine o Feed ou receba nossos artigos por Email.

      Artigos Relacionados: