Cópia de ideia é plágio?

9 de agosto de 2010 | comentários: 8
 
Antes de entramos nesse debate é necessário apresentarmos alguns conceitos

O  plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. (wikipedia)

Já sabemos que cópia de conteúdo é plágio e que por esse motivo é condenada na blogosfera e tida como crime por infringir os direitos autorais. Entretanto, apesar de ter um conceito bastante claro, ainda é possível encontrar interpretações equivocadas nessa área, isto porque muitos ainda associam a cópia como plágio, quando na realidade há situações onde a cópia não é plágio, vejamos algumas delas:

Cópia de trechos de textos com citação da fonte – ocorre quando vamos fazer alguma citação ou referência de outros artigos e  mencionamos o link ou fonte onde adquirimos aquela informação. 
 

Cópia de ideia – ocorre quando fazemos algum texto, instalamos algum tipo de recurso no blog ou até mesmo quando tomamos algumas atitudes depois de ler um artigo de outra pessoa que tenha nos inspirado a ter uma ideia.

A cópia de ideia tem ocorrido com tanta freqüência quanto a cópia de conteúdo, porém  alguns blogueiros interpretam como sinônimos, mas como acabamos de verificar acima há diferenças grandes entre estes termos.

Na minha opinião fazer o que outros blogs fazem nada mais é do que uma cópia de ideia, por mais que você se considere original ou até exclusivo, seu leitor pode achar você similar a outros blogs ou pode até pensar que você imita outros blogs, isto pode ocorrer com os blogs de nicho específico que abordam o mesmo assunto e por este motivo podem ser vistos como simples cópia um do outro.

É preciso que fique claro para os leitores que blogs de nicho específico podem tratar dos mesmos assuntos, isto porque por ter um tema definido, eles não podem se isentar de informar só porque outro blog já deu a notícia, visto que pode haver leitores que acompanhem apenas aquele blog e que ainda não sabe aquela informação que foi passada por outros, neste caso, o leitor é que sai ganhando pois ficará mais informado sobre os assuntos de uma mesma área e ainda poderá escolher qual dos artigos atende melhor as suas necessidades visto que cada blogueiro dá seu toque pessoal aos artigos e isto faz toda a diferença.

Esse debate inevitavelmente desemboca no campo da originalidade e exclusividade, características que são muito difíceis de encontrar nos blogs atuais devido à grande expansão da blogosfera. Isto porque quando acompanhamos outros blogs e também quando adquirimos mais conhecimentos acabamos por transformar e até mudar totalmente nossa forma de pensar e blogar, com isso, estamos sendo  sempre influenciados pelo nosso meio que é a blogosfera. Vejamos alguns exemplos: Instalação de recursos e gadgets no template, abordagem sobre algum assunto amplamente debatido no meio e etc.

Analisando a situação, notamos que mesmo que nossos templates sejam originais e exclusivos, a informação que disponibilizamos nem sempre é algo inédito, ou seja, exclusivo que nenhum blogueiro tenha falado ou citado antes, por vezes ocorre de darmos uma roupagem nova ou aperfeiçoamos com nosso toque um recurso antigo, neste caso o ideal é citar sua fonte de inspiração para pelo menos os leitores ficarem cientes de que se trata de uma reformulação.

 Em algumas situações também é comum tratarmos de temas que muitos já abordaram, mas sua opinião mesmo sendo concordante com algumas linhas de pensamento já apresentadas, ainda assim pode ser bem diferente das demais, porque suas impressões pessoais bem como seus valores morais são também utilizados na hora de opinar sobre algo e já sabemos que impressões e valores cada indivíduo pode ter o seu.
 
Por tudo que foi apresentado aqui só posso entender que cópia de ideia não é plágio, mas podemos afirmar que um blogueiro que só copia ideias de outros blogs tem pouca criatividade para inovar no seu espaço. A atuação de blogueiro que faz questão de ser sempre parecido com outro blog tende a ser curta pois o público pode não gostar de ver sempre o "vale a pena ver de novo" na blogosfera.
 
Contudo, quero dizer que você não precisa ser exclusivo (inventar algo que ninguém ainda criou) para ser considerado blogueiro, mas deves tentar ser original (imprimir características pessoais nos seus textos e trabalhos) para só a partir disso pensar numa possível identidade blogueira. Ex: se seu nicho é falar sobre games, não tenha um template e não escreva de modo similar a outro blog famoso sobre games, crie você um modo de se diferenciar dos demais.

Bom, é isso meus queridos, espero ter sido útil para vocês este debate, mas agora queremos saber sua opinião, manifeste ela através dos comentários.
Feed

Receba automaticamente nossas atualizações, assine o Feed ou receba nossos artigos por Email.

Artigos Relacionados: