Plágio e crimes virtuais: Lutar ou morrer?

14 de setembro de 2010 | comentários: 10

Muitos blogueiros que são plagiados até sabem, mas preferem desistir da luta já que é algo que acontece todos os dias, denuncia-se um plagiador hoje e amanhã aparece outro, parece uma luta desigual e sem fim. Mas quando vejo blogueiros desanimados assim sabe no que penso? Penso nestas coisas que acontecem todos os dias na nossa vida, coisas erradas que vamos aceitando, por achamos que não tem jeito mesmo e deixamos pra lá.

Quantas vezes deixamos de reclamar nossos direitos de consumidor?
Quantas vezes deixamos pessoas mal educadas passar a nossa vez na fila?
Quantas vezes aceitamos tudo que nos incomoda quietos?

Com certeza várias vezes, lutar pra quê se não tem jeito? Muitas pessoas pensam assim e vão deixando os males se proliferarem todos os dias, vamos deixando pra lá estas “aparentes bobagens” afinal de contas temos coisas mais importantes a fazer, você deixa porque é mais fácil desistir do que lutar, é mais tranquilo aceitar do que reagir, é mais cômodo permitir do que coibir.

Ocorre que muitos ainda não tem consciência de que uma formiguinha hoje que você pode não dá a menor importância amanhã pode se transformar num elefante e quando o mal se tornar tão grande talvez seja muito mais dificil, muitas vezes impossível se fazer algo para reverter e não estou exagerando quando digo isso.

Na medida que as pessoas vão aceitando e permitindo que os crimes aconteçam, mais eles se proliferam, pois o criminoso fica impune porque ninguém denuncia e esta impunidade é que faz ele se aperfeiçoar no crime, crescer as custas dos outros, enriquecer com o dinheiro e suor do trabalho alheio e tantas outras coisas que se apoderam dos outros de forma criminosa em benefício próprio, mas isso tudo você já sabe e mesmo assim convive com tudo isso de forma muito natural, como se roubar e matar fosse algo que devemos aceitar com normalidade já que faz parte da vida.


Veja o que acontece quando você não luta contra o plágio e os crimes virtuais


Comprometimento da credibilidade – quando várias pessoas plageiam você, vai chegar uma hora que aquela pessoa que te plageia pode ganhar prestígio com seus belos posts e algumas pessoas irão pensar depois que é você o plagiador. Ainda mais se você não é um blogueiro muito famoso ou muito conhecido, aquele lá que roubou seu conteúdo poderá ganhar um dia mais credibilidade que você.

Aumento dos crimes – um criminoso solto quem vai conseguir detê-lo? mais e mais pessoas serão lesadas e o crime só aumentará a cada dia já que ninguém denuncia o crime, alguns tomam um prejuízo pequeno hoje não faz nada e amanhã o rombo será maior.

Aumento da impunidade – com o aumento dos crimes não denunciados, os criminosos ficam impunes e achando mesmo que vale muito a pena roubar já que ninguém nunca é punido mesmo.

Prejuízos financeiros – as pessoas perdem dinheiro com os golpistas virtuais, no caso de blogs por exemplo imagine alguém que que copia seus posts e que tem vários anúncios adsenses, consegue tráfego maior que você, com isso a pessoa acaba lucrando mais com conteúdos alheios, já que mantêm um blog com menos esforço, o mesmo ocorre com os templates, gente que se apodera de templates alheios e vende como se fosse seus, quem rouba é que fica todo o lucro, porque nada é repassado para quem faz, nem créditos nem dinheiro.

Atentado contra sua moral e honra – não tem só criminosos que roubam dinheiro, tem os que fazem calúnias e difamações, muitas inverídicas, mancham sua imagem na internet, te causando danos que dificilmente você conseguirá reverter, pessoas que fazem isso uma vez e não sofrem penalidades com certeza continuarão a fazer de novo por aí, ja sabemos que leva-se anos pra se construir uma boa imagem, mas para se destruir consegue-se até em segundos.

Abalos emocionais e familiares – não é tão dificil encontrar pessoas que sofreram algum dano seja por causa do plágio, seja por causa de outros crimes virtuais e que tenham também sido prejudicadas emocionalmente, em determinadas situações estes problemas afetam até a relação com a família, a vítima passa a ter dificuldades pra superar os traumas causados, passa a desconfiar das pessoas de modo exagerado, sofre de depressão e tantos outros agravamentos podem ocorrer em decorrência destes crimes.

Bloqueio criativo – a pessoa que se abala demais com os crimes virtuais pode até sofrer uma queda drástica de sua produção intelectual, ela perde a inspiração e a vontade de produzir seu textos e trabalhos, pois só de imaginar que virão os marginais copiar tudo tão facilmente aquilo que ela se esforçou tanto pra fazer dá muito desânimo e frustração mesmo.

Estamos cientes de que todas estas coisas acontecem, mas se não fizermos nada, todos estes problemas nos atingirão sempre e com isso morremos aos poucos, vão sugando nossas inspirações e energias, são coisas que podem acontecer também com pessoas da sua família e o que você pretende fazer a respeito? Vai continuar achando natural que roubem seu trabalho, suas ideias, sua dignidade e os seus bens que você lutou tanto pra conseguir? O fato de ser comum não quer dizer que devemos todos aceitar.

Será que vamos continuar omissos enquanto nos roubam as coisas? O que você vai fazer? Lutar ou morrer? Então lute!


Não deixe seu blog morrer! Quando você desiste de lutar você é que morre!
Feed

Receba automaticamente nossas atualizações, assine o Feed ou receba nossos artigos por Email.

Artigos Relacionados: