6 Dicas para proteger seu blog

18 de outubro de 2010 | comentários: 6

Muitos veículos de comunicação tem falado sobre a questão da segurança digital,  no intuito de informar aos internautas sobre os principais cuidados a serem tomados para evitar perda de dados importantes no meio virtual ou até impedir os crimes virtuais. Mas você sabe o que é segurança digital?

A segurança digital consiste na não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de autenticidade de documentos e dados pessoais. Como cuidar da segurança digital. Os riscos de segurança digital resumem-se a estes aspectos: furto, falsificação ou perda de identidade. Pode acontecer que alguém obtenha ilicitamente os dados da identidade digital de outrem e os use de forma fraudulenta. (wikipédia)

Você sabe proteger os dados do seu blog? Como fazer a segurança digital de blogs do blogger? Este post irá lhe mostrar alguns caminhos de como conseguir isso para não ter problemas no futuro.


6 Dicas para proteger os dados do seu blog no blogger:



1. Cuide da sua Conta gmail utilizada no blog



O Blogger é um dos serviços da empresa Google que utiliza o e-mail gmail para acessar o blog, por conta dessa necessidade de ter um e-mail gmail para blogar é importante que ele seja seguro pois se o e-mail estiver desprotegido mais vulnerável ficará o serviço blogger. Deste modo, para que você mantenha seu e-mail gmail seguro faz-se necessário tomar algumas medidas, leia abaixo o guia de segurança de serviços google produzido pela equipe do blog Google Discovery e fique por dentro de como proteger sua conta de e-mail utilizada no blogger.




2. Faça backup  do seu blog



Um blog é composto de vários elementos e dados que precisam estar seguros e salvos para uma necessidade futura de migração de plataforma ou alterações importantes que precisam ser feitas no blog, como instabilidades podem ocorrer em qualquer plataforma o ideal é manter os principais dados do blog salvos para recuperá-los com facilidade quando necessário, veja abaixo que elementos são esses e como fazer o backup deles.

Template – É o tema ou modelo utilizado no blog

Widgets e gadgets – São recursos instalados no blog para realizar determinadas tarefas  e mostrar dados especificos no blog. Ex: Widget de postagens recentes por marcador


Postagens e Comentários – Postagens são os textos publicados pelo blogueiro no blog e os comentários são as opiniões que ele recebe dos leitores nos textos publicados.




3. Salve as imagens e arquivos do seu blog



Algumas imagens e arquivos utilizadas no blog podem ser hospedadas (salvas) de maneira segura no próprio blogger caso haja falhas em serviços de terceiros. Mas há também a opção de salvar imagens e arquivos em outros locais fora do blog pelos seguintes motivos: para ser acessado de maneira correta, para evitar que o blog fique sobrecarregado, quando não é possível hospedar o arquivo desejado no próprio blogger ou quando se deseja ter uma cópia de segurança de arquivos importantes do PC.




4. Dificulte a vida dos plagiadores



A proteção dos dados do blog inclui também a missão de fazer com que outros blogueiros não façam plágios nos posts publicados, já falamos aqui  sobre os danos que um blogueiro pode sofrer caso se descuide dessa parte no post Plágio e crimes virtuais: lutar ou morrer? , por isso é importante tomar medidas para dificultar ao máximo a vida dos plagiadores fazendo com que eles desistam de plagiar, contribuindo assim para a segurança do blog e evitando também outros prejuízos.



5. Adquira licenças e registre suas obras



Uma maneira interessante de proteger os dados do blog é adquirir licenças e registrar suas obras para comprovação de autoria, isso é útil principalmente para quem realiza trabalhos na internet e os disponibiliza na web, estas medidas poderão ajudar na comprovação de direitos autorais caso haja necessidade e inibir um pouco a ação dos plagiadores.



6. Dicas de leitura para se aprofundar mais no tema




Essas foram algumas dicas ou sugestões de cuidados que o blogueiro pode seguir para proteger os dados do seu blog com segurança evitando transtornos futuros, espero que tenha sido útil para vocês e não esqueça que blogar também envolve cuidados com a segurança e proteção do seu blog.
Feed

Receba automaticamente nossas atualizações, assine o Feed ou receba nossos artigos por Email.

Artigos Relacionados: