Proteja seu blog de pessoas maliciosas

28 de outubro de 2010 | comentários: 3

Depois que escrevi o artigo 6 Dicas para proteger seu blog,  notei que este artigo teve uma ótima repercussão e os leitores que comentaram nele me fizeram perceber que ainda havia aspectos que não foram tratados neste artigo e que mereciam ser tratados porque fazem parte da segurança ou proteção de um blog, por isso vamos dar continuidade ao tema para que os leitores fiquem bem informados sobre os vários aspectos que envolvem este tema:

Proteja seu blog de pessoas maliciosas




Como detectar uma pessoa mal intencionada na internet?


Hoje iremos falar das pessoas, mas porque devo proteger meu blog das pessoas? Resolvemos falar sobre isso porque o leitor Teilor fez um comentário no post 6 Dicas para proteger seu blog, nos lembrando de um detalhe muito importante que muitas vezes esquecemos, vamos ler o que ele disse:

Muito boas as dicas, mas só pra complementar, acho que seria bom alertar os usuários do Blogger que não adicionem pessoas que não sejam TOTALMENTE confiáveis como administradores ou mesmo como autores em seus blogs. Felizmente o Blogger é uma plataforma muito segura, mas como qualquer sistema, seu maior ponto fraco em segurança são os usuários; vítimas de engenharia social que na esperança de receber ajuda para configurar seu blog adicionam outros usuários como administradores e tem seus blogs roubados por esses pilantras. (Teilor – Comentário no post 6 Dicas para proteger seu blog)

O Teilor quis dizer que em muitas ocasiões os blogueiros se deparam com pessoas de má fé que se aproveitam da ingenuidade e desconhecimento para obter vantagens e cometer atos ilícitos com os dados dos usuários de internet e blogueiros, na internet já chamam este tipo de ação de Engenharia Social, a Cartilha de Segurança da Internet, a define da seguinte forma:


O termo é utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações. (Conceitos de Segurança  )


4 DICAS PARA PROTEGER SEU BLOG DE PESSOAS MALICIOSAS:


1. NÃO CONCEDA PRIVILÉGIOS DE ADMINISTRADOR PARA ESTRANHOS


Já faz algum tempo que o Dicas Blogger relatou um caso de uma vítima deste tipo de crime no post Seu blog corre o risco de ser hackeado? , apesar do desespero da vítima nada pôde ser feito para que fosse recuperado o acesso ao blog, pois o criminoso após ter tido seu acesso permitido pelo dono do blog através da concessão de privilégios de administrador retirou os privilégios de administrador do dono do blog, que a partir daquele momento não teve mais acesso ao próprio blog.

Conceder privilégios de administrador é quando você configura a permissão do seu blog para que outras pessoas tenham acesso ao seu blog como autor ou administrador, veja no link Como colocar vários autores no blog, a explicação de como isso é feito.

O que percebemos nesse caso é que algumas pessoas desesperadas por obter ajuda e buscando crescimento rápido de seus blogs confiam em pessoas que elas mal conhecem e que se apresentam para ajudá-las. Ocorre que quando se permite que estranhos tenham acessso ao blog, corre-se um grande risco de perdê-lo para sempre assim como ocorreu no caso relatado acima.

Quando houver problemas com o blog a primeira coisa a ser feita é manter a calma e depois buscar informação para resolver o problema, pode-se pesquisar informações no Google, metablogs  e blogs conhecidos, e também no fórum do Blogger , caso conheça blogueiros mais experientes o ideal é pedir informação e orientação, mas sem fornecer a senha do blog nem dá acesso a pessoa pra resolver o problema, deve-se buscar aprender a resolver os problemas do blog, pois outras dificuldades podem surgir e o blogueiro precisa estar preparado para enfrentá-las.


2. ATENÇÃO COM OS BLOGS COM MAIS DE UM AUTOR

Uma dica importante é conhecer bem as pessoas que irão ter acesso ao blog como autores ou colaboradores, estes devem ser pessoas da inteira confiança do dono do blog, digo isto porque o Dicas Blogger identificou uma falha de segurança quando se realiza a migração da plataforma blogger para wordpress em blogs que tem mais de um autor, conforme relatado no post E o seu blog, está seguro? 

Ainda que pessoas de confiança sejam escolhidas para colaborar no blog elas também precisam ser cuidadosas com relação a segurança de suas contas de e-mail, pois não adianta o dono do blog ser cauteloso se os outros colaboradores não terem o mesmo cuidado, um descuido dos colaboradores pode abrir brecha para acessos indevidos a informações exclusivas. Caso não se tenha certeza de que todos os cuidados são tomados, é preferível que o dono do blog publique os posts dos colaboradores fazendo referência ao autor original do texto em seguida, este é um modo alternativo de evitar o problema e ao mesmo tempo continuar com os colaboradores.


3. NÃO DEIXE ESTRANHOS ACESSAREM O SEU E-MAIL



Outra coisa que o blogueiro não pode descuidar é com relação ao e-mail gmail utilizado para acessar o blog, uma vez que um estranho tenha acesso ao e-mail gmail, facilmente ele terá acesso ao blog no blogger, por isso é importante tomar medidas de segurança para evitar que e-mail do gmail seja hackeado e acessado por estranhos.


4. CUIDADO COM O PHISHING


O phishing  é enviado através de mensagens via e-mail, redes sociais e comunicadores instântaneos que visam capturar dados dos usuários, se a pessoa clicar em algum link que vem nestas mensagens corre o risco de perder dados importantes. Essa vulnerabilidade pode acabar facilitando a vida dos aproveitadores que podem ter acesso ao blog. O recomendado nestes caso é não clicar em nenhum link de e-mails de pessoas que não conhece, duvide também de perfis desconhecidos que fazem elogios a você no twitter inserindo um link no tweet enviado, isso é feito para induzir as pessoas a clicarem no link malicioso por curiosidade.


É muito comum ter amigos virtuais, mas é preciso ter discernimento para não confundir as coisas, seja zeloso e cuidadoso com os dados que são importantes para o seu blog e proteja-se de pessoas maliciosas.
Feed

Receba automaticamente nossas atualizações, assine o Feed ou receba nossos artigos por Email.

Artigos Relacionados: