Como se proteger de possiveis perigos em urls encurtadas

18 de junho de 2012 | comentários: 0
Todo blogueiro deve saber como se proteger durante a sua navegação pela internet e principalmente, saber como proteger o seu computador de possíveis ameaças.

Quem utliza o Twitter recebe diariamente todo o tipo de conteúdo, e sabe que esses conteúdos, geralmente apontam para uma notícia, ou infomações sobre assuntos diversificados.

E vocês já sabem que, existem diversos sites encurtadores de links e pelo menos 90% dos links que recebemos pelo Twitter, são encurtados.

Atualmente os links encurtados podem se tornar os maiores vilões, em contaminação do seu computador por diversos tipos de vírus e ameaças existentes, como roubos de identidade e dados através de Phishing, entre outros .




Muitas vezes um link encurtado esconde o verdadeiro conteúdo, e com isso, quando o usuário clica em um link encurtado com conteúdo malicioso, como malware

spyware, trojam etc, ele acaba infectando o seu computador.

E por se tratar de um link encurtado, não há como sabermos o destino deste link , sabermos para onde ele aponta.

A maioria dos usuários clicam nos links encurtados que recebem no Twitter na base da "confiança" em quem o enviou.



Nós já publicamos aqui uma Lista dos melhores AntiVirus e Firewalls Gratuitos , para evitar que você tenha o seu computador contaminado por virus e para que você possa navegar na rede tranquilamente.

Já alertamos sobre os perigos dos Phishing, no artigo: Você sabe o que é Phishing?



Existem alguns serviços que auxiliam os usuários a identificar o verdadeiro destino nos links encurtados, de forma gratuita.

Evite o phishing, malware, spyware e vírus, utilizando alguns serviços de análise de URLs encurtadas antes de visitá-los. Listamos abaixo alguns serviços disponíveis:


Serviços online para análise de links encurtados:





1. knowurl.com:





Com o knowurl.com , você poderá verificar o destino de um link encurtado e ainda verificar se ele está na lista negra do Google.

Dessa forma você fica mais protegido.



Para analisar um link encurtado, saber qual é a url original que está oculta e saber para onde ele aponta, basta acessar o site knowurl.com , colar o link encurtado dentro da caixinha e em seguida clicar em "Show Url".

Logo abaixo aparecerá a url original.







Se você quiser verificar se aquela url original faz parte da lista negra do Google (lista de links e sites maliciosos), basta clicar em "Virus scan link". Desta forma, aparecerá um aviso gerado pelo Google, fornecendo informações de diagnósticos sobre o site.

Ou se quiser, você pode simplesmente visitar o site através da url original fornecida, para isto, basta clicar em "Visit Link".



2. Bit.ly:





Além de oferecer o serviço de uncurtador de url, o http://bit.ly também oferece o serviço que analisa o destino do link encurtado.

Para analisar o link encurtado atraves do Bit.ly, acesse a página e cole a url encurtada diretamente na barra de endereço do seu navegador, acrescida do simbolo "+" e dê um "enter".

Seria dessa forma:

http://bit.ly/94Mznw+







Em seguida será fornecido o destino e o conteúdo daquele link encurtado.





3. LongUrl.org:





Acesse a página do http://longurl.org , cole a url encurtada e clique em "expand".

Em seguida será fornecido o destino e o conteúdo daquele link encurtado, inclusive aparece a imagem ilustrativa do site.





4. PrevUrl:



Acesse a página do http://prevurl.com , cole a url encurtada e clique em "preview".

Em seguida será fornecido a url original daquele link encurtado.







Extensões para navegadores:



1. Chromed Bird - Extensão para Google Chrome.

Chromed Bird é um aplicativo que permite que você interaja com sua conta do Twitter. Dentre várias caracteristicas e cronogramas oferecidos, entre elas você tem o "Preview url" que permite que você verifique os links encurtados antes de clicar.

Você poderá obter mais informações diretamente na página do Chromed Bird





2. Longurl.please - Extensão para Firefox.



É fácil de instalar e de usar. Mais informações diretamente na página do Longurl.please







Mantenha seu computador protegido, procure sempre analisar os links encurtados antes de acessá-los. Navegue com confiança e uma maior segurança!

Aproveite e repasse essa dica para seus colegas, ajudando-os a se protegerem também.

E se você souber de mais algum serviço disponível, nos avise para divulgarmos aqui.
Feed

Receba automaticamente nossas atualizações, assine o Feed ou receba nossos artigos por Email.

Artigos Relacionados: