Muitas pessoas já sabem que plágio é crime, mas resolvi ampliar o debate sobre o tema destacando os prejuízos que um plagiador pode sofrer quando comete plágio. Os prejuízos podem ser financeiros e morais. Este artigo também servirá para os blogueiros indicarem para os plagiadores se convencerem de que esse caminho não vale realmente a pena.
O QUE VOCÊ PERDE QUANDO COMETE PLÁGIO?
PERDA DE ANÚNCIOS NO ADSENSE
O blogueiro que faz plágio pode ser denunciado no adsense e perder os anúncios do blog, para fazer denunciar plagiadores no adsense clique aqui (é preciso estar logado na conta gmail para fazer a denúncia)
DEIXAR DE APARECER NAS BUSCAS DO GOOGLE
O autor original do post que verificar que o blog do plagiador está melhor colocado nas buscas que o seu pode denunciar o blog plagiador como spam, para denunciar spam no google clique aqui (é preciso estar logado na conta gmail para fazer a denúncia)
TER O CONTEÚDO PUBLICADO RETIRADO SEM AVISO
O autor original de um post poderá denunciar o plagiador que terá seu conteúdo retirado do ar sem aviso prévio.
SOFRER PUNIÇÕES DO GOOGLE
O Google tem aprimorado cada vez mais suas ferramentas para punir os plagiadores, leia mais sobre o assunto no artigo Google passa a punir mais severamente os "praticantes" de plágio
RESPONDER JUDICIALMENTE PELO CRIME DE PLÁGIO
Como o plágio é crime, o plagiador poderá responder judicialmente por este ato, conforme dispõe a legislação abaixo:
Dos Crimes Contra o propriedade intelectual - Artigo 184 do Código Penal Brasileiro - Violar direitos de autor e os que lhe são conexos. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
Lei 9610 de 19 Fevereiro de 1998 – Artigos:
Art. 14. É titular de direitos de autor quem adapta, traduz, arranja ou orquestra obra caída no domínio público, não podendo opor-se a outra adaptação, arranjo, orquestração ou tradução, salvo se for cópia da sua.
Art. 24. São direitos morais do autor:
I – o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;
VI – o de retirar de circulação a obra ou de suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando a circulação ou utilização implicarem afronta à sua reputação e imagem;
Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:
I – a reprodução parcial ou integral;
TER A FAMA DE PLAGIADOR
Alguns plagiadores não se incomodam com a fama e ainda consideram uma ofensa quando o autor original resolve reivindicar os seus direitos, acreditam que estão divulgando o trabalho dos outros, mas já falamos aqui que citar é muito diferente de plagiar e debatemos também sobre a cópia de ideia. Uma fama dessa traz prejuízos morais porque a pessoa é mal vista na blogosfera, as pessoas sérias não irão contratar seus serviços, não o levarão a sério e ainda falarão mal dele pelos blogs e redes sociais, leva-se muito tempo para se construir uma boa imagem, mas para destruir leva-se apenas alguns segundos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com isso tudo verificamos que o crime de plágio não compensa, mas temos que mostrar melhor para as pessoas que cometem plágio que isso não é apenas “uma atitude que não é bacana e é mal vista na blogosfera” e sim mostrar que o que ela faz é crime e trará para ela enormes prejuízos e consequências muitas vezes irreparáveis. Procure denunciar as ofensas e abusos na internet para que as pessoas se conscientizem do erro que cometem e procure corrigi-los para não prejudicar os outros. Entre lutar e desistir da luta contra esse crime, prefira lutar para que o o direito de autor seja respeitado sempre.
Se as pessoas não te respeitam, faça-se respeitar.
OUTROS ARTIGOS QUE VALEM APENA LER:
Olá, Ana!
ResponderExcluirQue ótimo artigo! Eu gostaria que todos aqueles que já copiaram um artigo algum dia pudesse ler este texto para entender as graves consequências que essa ação pode ter.
Foi mais um ótimo "puxão de orelha"!
Um abraço!
Adelson Smania
Olá tenho um blog e gostaria de saber se você me autoriza a postar este artigo no meu blog http://teinteressablog.blogspot.
ResponderExcluirConcordo plenamente com as acusações para plagiadores citadas neste artigo. Eles têm que saber que isto não é uma brincadeira, mas algo sério que precisa ter fim!
ResponderExcluiroi flor, amei seu blog é lindo, já estou seguindo parabéns.Como vc sabe é muito dificil conseguir seguidores ,então estou aqui feito uma louca pedindo ajuda de vcs que são blogueiras e sabem como é dificil manter um blog.Peço somente que me sigam e se quizerem parceria estou aqui.Muito obrigada e parabéns.
ResponderExcluirUm seguidor no Twitter me plagiou, já entrei em contato com ele, mas até agora nada.
ResponderExcluirDenunciei ao Wordpress, mas de acordo com eles o blog do plagiador não é da plataforma deles. Quando a gente não sabe de onde ele vem, como podemos fazer a denúncia?
Abraço!
Sybylla
ResponderExcluirTenta enviar a sua denúncia ao site do Google:
http://www.google.com/support/bin/static.py?page=ts.cs&ts=1114905&hl=pt-br
E verifica tb se o site infrator tem adsense, se tiver, denuncia tb ao google adsense, assim ele poderá ter sua conta do adsense excluida. Verifica tb se o site infrator hospeda as sua imagens no picasa web..pq vc tb pode denunciar ao picasa.