Citar é muito diferente de plagiar

19 de junho de 2010 | comentários: 4
Alguns blogueiros ainda se confundem com estes conceitos: citação e plágio. Digo isto porque muitas pessoas ainda fazem plágio achando que estão fazendo citações ou homenagens a outros blogueiros, mas o que acontece é uma pequena confusão na interpretação de conceitos.
É consenso na blogosfera que plagiar é copiar todo o conteúdo de um texto ou template e assiná-lo como se fosse seu, ou seja, você não pode copiar todo o texto de alguém, não citar a autoria e ainda induzir as pessoas a acharem que foi você que escreveu ou criou aquele texto ou template.

Alguns se confundem por falta de conhecimento ou inocência e outros até tem plena consciência do erro, mas o fazem assim mesmo achando que não é nada demais, acontece que se você for responsabilizado criminalmente você não pode alegar que não conhece a lei, este argumento não será aceito como defesa em nenhum julgamento. Portanto, é importante buscar se informar para não infringir a lei.

Art. 3o Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. (DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942.-Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro) - Dica do @Caiolausi


No blog Dicas Variadas na Web, onde eu colaboro escrevendo textos toda segunda-feira, fiz um texto intitulado Aprenda a fazer citação sem fazer plágio, neste texto eu mostro como citar textos de outros blogueiros sem a necessidade de plagiar ninguém.

Eu quando comecei a blogar não tinha noção destas diferenças, achava equivocadamente que tudo que estava na internet era de domínio público, depois com tempo comecei a ler sobre o assunto e aprender na faculdade e com blogueiros mais experientes que muitas coisas na internet tem dono, nós é que muitas vezes não sabemos quem são porque os que propagam não citam a autoria e nisso vai se espalhando sem autoria mesmo.

É preciso deixar muito bem claro que se você não sabe a autoria você deve dizer pelo menos que aquele texto não é seu e dizer o local onde ele foi encontrado, isto evita de lhe comprometer e sofrer a acusação por plágio. Ainda assim eu prefiro evitar citar textos que não tem autoria, estou procurando inclusive não usar mais imagens do google e sim as de sites onde as imagens são de domínio público ou gratuitas.

Se quiser algum dia homenagear alguém ou elogiar o trabalho dessa pessoa não copie o conteúdo todo do texto no seu blog dizendo para os seus leitores procurarem o referido blog, pois se as pessoas já leram o texto todo ali, talvez não se interessarão em visitar o blog para ler o resto. Se não tem ideia de como fazer isso e quer um modelo para se inspirar veja os posts da categoria "Blogs Indicados" do Blog Escritos Ideológicos, repare que eu faço citações, indico leituras, falo sobre os blogueiros, mas não há necessidade alguma de copiar o conteúdo completo dos blogs deles, pois se o meu leitor se interessar pelo blog indicado ele irá visitar e não precisa eu copiar os textos de ninguém pra incentivar que meu leitor leia o blog do outro. Portanto, nem nessa hora o plágio é justificado.

Outra forma de citar é linkar os textos de outros blogueiros no seu blog, veja mais sobre isso no Post Blogs unidos e a importância de linkar no blog Escritos Ideológicos, desta forma você estará homenageando o trabalho de outros blogueiros e ainda enrriquecendo seu texto citando outras fontes de leituras ou consultas.

Sendo assim, não se pode mais confundir citação com plágio e vice-versa, citação é recomendável mas plágio sempre será crime não importando a motivação, intenção ou forma de fazê-lo, fiquem atentos!
Feed

Receba automaticamente nossas atualizações, assine o Feed ou receba nossos artigos por Email.

Artigos Relacionados: