Guia prático de ferramentas contra plágios e cópias

13 de agosto de 2010 | comentários: 9
Iniciamos aqui um guia prático de ferramentas para detecção de plágios, aqui listaremos as principais ferramentas e utilitários utilizados para o combate e detecção de plágios nos textos vinculados na web, como é o caso dos blogs. O objetivo deste guia é apresentar para os nossos leitores as várias ferramentas disponíveis, com breves explicações sobre aplicações e usos, bem como onde encontrá-las para instalar e links com dicas de como utilizá-las.

Como se trata de um guia quase completo pretendemos atualizá-lo toda semana sempre inserindo novas ferramentas para que você consulte nosso guia sempre que precisar.
Aproveite a leitura e proteja-se!

1. Fairshare
Aplicação e uso: Esta ferramenta é online e lhe permite saber quem está copiando seu conteúdo, isto é feito através de um rastreamento de seu blog a fim de descobrir se há outras cópias de conteúdo dele disponíveis na internet. É necessário ter um feed e uma licença no blog.
Onde encontrar:
https://fairshare.attributor.com/fairshare
Como utilizar:

2. Tynt Insight
Aplicação e uso: É uma ferramenta online que possibilita que ao lado da cópia feita seja criado um link com a fonte original do texto, este link aparecerá junto do seu texto toda vez que alguém copiar e colar o texto do seu blog em algum local. É necessário fazer cadastro no site e adicionar um código html deste recurso no seu blog.
Onde encontrar:
http://www.tynt.com/
Como utilizar:


3. Viper
Aplicação e uso:É um software gratuito e de fácil utilização, que permite a você verificar arquivos que possam ter sido plagiados, pelo que entendi o software faz uma busca nos textos. É necessário cadastro na página do software.
Onde encontrar:
http://www.scanmyessay.com/

Como utilizar:


4. Quem me ama?
Aplicação e uso: É um site que disponibiliza o serviço de detecção de cópias de textos de blogs da plataforma blogger, bastando apenas inserir a URL no campo indicado.
Onde encontrar:
http://www.quemmeama.co.cc/
Como utilizar:



5. Embed Article
Aplicação e uso: Trata-se de um código html que quando inserido no layout do blog fará uma espécie de alerta lembrando a pessoa que copiou o texto que ela deve colocar os créditos do texto copiado. É necessário criar uma conta no site que disponibiliza o serviço.
Onde encontrar:
http://www.embedanything.com/
Como utilizar:



6. Bloqueio de conteúdo do blog

Aplicação e uso:
Consiste em utilizar códigos html no template do blog, este recurso impede que se faça cópias de textos e imagens, porque desabilita as opções copiar e colar.Onde encontrar: o código é livre e pode ser usado por qualquer blogueiro.
Como utilizar:



7. Copyscape
Aplicação e uso: É um site que disponibiliza o serviço de verificação de plágio para encontrar cópias de suas páginas da web.
Onde encontrar:
www.copyscape.com
Como utilizar:



Post Atualizado em: 09/09/2010
Feed

Receba automaticamente nossas atualizações, assine o Feed ou receba nossos artigos por Email.

Artigos Relacionados: